Powered By Blogger

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Curitiba

Sempre imaginei Curitiba, cidade que não conhecia, como de expressão equivalente a Porto Alegre, capitais que são da Região Sul do Brasil. Não precisei mais do que algumas horas para desfazer o engano.
Com relação à vida cultural e ao ambiente natural, Curitiba supera Porto Alegre com larga vantagem. Nos meus dias em Curitiba, lá estive de sábado até quarta-feira, retomei intuitivamente a lembrança de uma música de uma antiga banda de rock do Rio Grande do Sul que dizia que estávamos "longe demais das capitais". Depois de conhecer Curitiba só me resta dizer lamentando que ainda estamos, não apenas no espaço, mas sobretudo no tempo, especificamente no que diz respeito à abertura para a modernidade como manifestação grandiosa.
Os sucessivos prefeitos de Curitiba com formação em arquitetura implantaram inúmeras soluções de comprovada eficácia em relação à estrutura e à funcionalidade da cidade, medidas que alcançaram o aplauso não só da comunidade local, mas também do mundo, o que se pode comprovar nos mais variados sítios urbanos.
Conheci muitos lugares que evidenciam a grandeza de Curitiba, principalmente no que toca a sua qualidade, agradabilidade e modernidade. São eles: o Jardim Botânico, o Largo da Ordem, o Museu Oscar Niemeyer, o Parque Tanguá, a Ópera de Arame e o Palco Paulo Leminski, da Pedreira. Digo de passagem que os dois patronos foram homenageados a sua devida altura, indiscutivelmente elevadíssima. Menciono tais lugares, sem prejuízo dos mais variados pontos da cidade pelos quais transitei vagarosamente de carro para bem apreciar a sua beleza e maravilha, que também dão prova inconteste do pensar elevado do povo de Curitiba, cidade dotada de uma modernidade monumental.
Por tudo isso e o mais que também me atrai na cidade e não há espaço aqui para contar, tenho agora Curitiba como destino preferencial.
Parti quarta-feira à tarde em direção a Garopaba.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bonito.Cada foto mostra o quanto é maravilhosa Curitiba, pensava que era bonita, mas não tanto.