Powered By Blogger

Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Chapada dos Guimarães



Hoje o dia foi integralmente dedicado à exploração das belezas naturais da região da Chapada dos Guimarães. Por sorte, diferentemente de ontem, o sol brilhou e foi um lindo dia.
Necessariamente acompanhado de guia, fui ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, amostra generosa dos ambientes naturais do Cerrado, principalmente do chamado Cerrado em Sentido Estrito e da área de mata, essa com árvores de elevada altitude. Isso sem falar dos enormes paredões rochosos de arenito, cuja avistagem lá é privilegiada, das belíssimas quedas de água, entre elas a majestosa Véu de Noiva, e do Morro São Gerônimo, famoso pelos discos voadores.
Das quedas de água achei a mais bonita a das Andorinhas, que permite um banho delicioso na exata medida do calor das trilhas.
Quanto ao Morro São Gerônimo, uma pena que a visitação esteja fechada, quem sabe pelo aguardo de algum disco voador, assim como também está fechada em relação à base do Véu de Noiva, nesse caso pelo recente desmoronamento das frágeis encostas de arenito. Fica aqui o protesto pela pouca originalidade do nome Véu de Noiva. Fora isso, a paisagem é impecável.
Fui ao almoço na Salgadeira, local onde os antigos tropeiros salgavam a carne de gado, e após ao morro do controle aéreo militar, cuja altura é impressionante e a paisagem idem, e ao mirante do centro geodésico para a visualização no pôr-do-sol.
A Chapada dos Guimarães é uma paisagem natural imperdível. Apenas registro que no tocante à ocupação humana, sobretudo aquela voltada ao turismo, ocorrem fatos indesejáveis gerados pela baixa qualidade do serviço e pela popularização excessiva, repercutindo inclusive em prejuízo da preservação ambiental natural.

Nenhum comentário: