Saturado com as chuvas que cobriram as Regiões Sul e Sudeste do Brasil de modo intenso, tomei quanto à parte final das minhas férias uma ótima decisão, quem sabe das melhores do ano até agora: rumar para o Uruguai.
O país é dotado de uma série de maravilhas naturais e o sol que orna a sua bandeira se fez presente em sete de onze dias em que lá estive. Percorri toda a sua costa atlântica e a orla do Rio da Prata até Colônia de Sacramento, retornando “tierra adentro”, tudo entre os dias 16 e 26 de março.
Poderia escrever um sem número de linhas para detalhar os excelentes momentos que vivi em lugares de beleza singular, mas desta vez vou limitar os registros às fotos e suas pequenas referências.
Reitero aqui a solidariedade que manifestei durante a viagem para com o povo uruguaio em sua busca por dias melhores, luta que é semelhante para os povos da América Latina.
Manifesto também a minha profunda admiração pelos uruguaios no tocante a sua escala de valores, já que quanto a eles observei condutas muito íntegras, dignas e louváveis, de há muito por nós esquecidas. Parece que a nossa adesão como brasileiros com maior entrega ao modelo de vida norte-americano de consumo nos fez perder parte de uma essência muito rara do viver, a qual encontrei mais inteira no Uruguai. Tive a impressão que o Brasil padece bem mais das sociopatias da modernidade que o Uruguai.
Por fim, o meu sincero agradecimento à cordialidade e à afetuosidade com que fui recebido pela grande maioria das pessoas do país, que deixavam seus afazeres para de pronto me atenderem quanto as minhas dúvidas e necessidades, independentemente de sua vinculação com o ramo turístico.
Tive na quase totalidade dos casos a acolhida de um sorriso radiante como o sol da bandeira uruguaia. Acho importante dizer que se trata de um povo muito alegre, com a disposição e com o interesse que se empresta ao ajudar um irmão, bem como fui considerado, um irmão brasileiro.
2 comentários:
Prezado Athos,
Sou de Brasilia-DF e estou organizando uma viagem de Motorhome ao Uruguai com minha esposa (gaúcha como você),nas próximas férias. Ví centenas de Blogs e nenhum deles se compara ao seu pelo esmero e alta qualidade das fotos produzidas. Seu relato e opinião sobre o Uruguai são muto bacanas. Particularmente gosto muito dos uruguaios e desse País, pequenino em extensão e enorme em hospitalidade e solidariedade. São realmente nossos irmãos. Valeu amigo. Um abraço. Ezequiel Neto - ezeneto2@hotmail.com
Muito agradecido pelo elogio, Ezequiel. Também tenho muito apreço pelos uruguaios, assim como pelo seu país. Os períodos em que lá estive foram um prazer e um aprendizado. Espero que tenha feito ótima viagem! Abraço!
Postar um comentário